O tema aborto na graduação em enfermagem e medicina [The abortion issue in undergraduate nursing and medicine]

Autores

  • Mariana Nogueira Marconsin Escola de Enfermagem Alfredo Pinto - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Mariane Marçal Escola de Enfermagem Alfredo Pinto - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
  • Jéssica Xavier Escola de Enfermagem Alfredo Pinto - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
  • Leila Rangel da Silva Escola de Enfermagem Alfredo Pinto - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
  • Adriana Lemos Escola de Enfermagem Alfredo Pinto - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Palavras-chave:

Aborto, Direitos Sexuais e Reprodutivos, Programas de Estudo.

Resumo

Este estudo teve por objetivo identificar o tema aborto nos programas de disciplinas das áreas de saúde da mulher, saúde coletiva e saúde do adolescente dos cursos de graduação em Enfermagem e Medicina das universidades públicas do Estado do Rio de Janeiro. Durante o ano de 2011, foram analisados 30 programas de disciplinas da graduação em Enfermagem e 18 da graduação em Medicina por meio da técnica de análise de conteúdo temática. Observou-se a presença do tema aborto em dois programas de disciplinas de Enfermagem e em um programa de disciplina de Medicina. Outros temas relacionados ao aborto também foram observados poucas vezes, além da desatualização da maioria dos programas de disciplinas e a não padronização dos mesmos, seja de uma mesma escola ou entre as Universidades. Ensinar o tema aborto, tanto sob o enfoque biomédico, quanto à luz dos direitos humanos sexuais e reprodutivos, da humanização da assistência e da educação em saúde, proporciona a formação de boas práticas profissionais aos estudantes de Enfermagem e Medicina.

ABSTRACT - This study aimed to identify the topic of abortion programs in disciplines in the areas of women’s health, public health and the adolescent health nursing degree courses in Medicine and the universities of the State of Rio de Janeiro. We analyzed 30 programs of undergraduate nursing courses and 18 of the undergraduate medicine through the technique of thematic content analysis. During the year 2011, we observed the presence of the term abortion in two programs of undergraduate courses in Nursing and a program of undergraduate course in Medicine. Other terms relating to abortion were also observed infrequently, and the downgrade of most programs of disciplines and non-standardization of the same, either within the same school or between universities. Teaching the abortion issue, both from the biomedical approach, as the light of the sexual and reproductive rights, the quality care and health education, provides training to students with good professional practice of nursing and medicine.

Keywords: Abortion; Sexual and Reproductive Rights; Study Programs.

 

Biografia do Autor

Mariana Nogueira Marconsin, Escola de Enfermagem Alfredo Pinto - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Acadêmica de enfermagem e bolsista de Iniciação Científica da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil. Participante do Grupo de Pesquisa Enfermagem e População: atitudes, conhecimentos e práticas.

Mariane Marçal, Escola de Enfermagem Alfredo Pinto - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Acadêmica de enfermagem e bolsista de Iniciação Científica da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil. Participante do Grupo de Pesquisa Enfermagem e População: atitudes, conhecimentos e práticas.

Jéssica Xavier, Escola de Enfermagem Alfredo Pinto - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Acadêmica de enfermagem e bolsista de Iniciação Científica da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil. Participante do Grupo de Pesquisa Enfermagem e População: atitudes, conhecimentos e práticas.

Leila Rangel da Silva, Escola de Enfermagem Alfredo Pinto - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Enfermeira Obstétrica. Doutora em Enfermagem. Professora Associada do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil. Coordenadora do Núcleo de Pesquisa, Estudos e experimentação na Área da Saúde da Mulher e da Criança - NuPEEMC.

Adriana Lemos, Escola de Enfermagem Alfredo Pinto - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Doutora em Saúde Coletiva – Profº Adjunto do Departamento de Enfermagem de Saúde Pública da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil. Participante dos Grupos de Pesquisa Enfermagem e População: atitudes, conhecimentos e práticas; e, Estudos e experimentação na Área da Saúde da Mulher e da Criança.

Downloads

Publicado

2013-07-24

Como Citar

Marconsin, M. N., Marçal, M., Xavier, J., da Silva, L. R., & Lemos, A. (2013). O tema aborto na graduação em enfermagem e medicina [The abortion issue in undergraduate nursing and medicine]. aúde & Transformação ocial ealth ∓ ocial hange, 4(3), 58–64. ecuperado de https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/saudeetransformacao/article/view/1991

Edição

Seção

Artigos originais