De Cagome à Agome: o ato de desenhar na experiência analítica [From Cagome to Agome: the act of drawing on analytic experience]

Autores

  • Matheus Rozário Matioli
  • Érica Aparecida Rovani

Palavras-chave:

Vitiligo, Psicanálise, Criança, Desenho.

Resumo

Este artigo apresenta a função do ato de desenhar na condução de um caso clínico com criança. Objetivou-se apresentar o caso destacando o ato de desenhar e a escuta do inconsciente. O que ambos possibilitaram para a criança quanto ao seu sintoma? Foi possível observar que o ato de desenhar e a escuta analítica abriram um novo direcionamento para a paciente, talvez um desejo, algo que ela possa querer trabalhar em um futuro próximo.

 

ABSTRACT- This paper introduces the function of the act of drawing on the leading of a clinical case with a child. The objective was to present a case showing up the act of drawing and the listening of the unconscious mind. What did them both brought up to the child regarding her symptom? Having as theoretical guidance lacanian Psychoanalysis and using qualitative methodology, is presented the case study of a nine years old girl treated in a clinic school. In addition to the pertinent literature review, were used few reports of the sessions and drawings produced by the patient. It was observed that the act of drawing and the analytical listening opened a new direction for the patient, maybe a desire, something she might want to work on in a near future.

 

Keywords: Vitiligo; Psychoanalysis; Child; Design.

 

Biografia do Autor

Matheus Rozário Matioli

Psicanalista. Especialista em Psicomotricidade pelo Centro Universitário Barão de Mauá - Ribeirão Preto (2013). Atuou como psicólogo aprimorando no Programa de Aprimoramento Multiprofissional em Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus (PAMHADM) da Secretaria Municipal da Saúde da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto (2013). Cursou o Ciclo Fundamental: fundamentos em Freud e Lacan no Centro Lacaniano de Investigação da Ansiedade (CLIN-a) - Ribeirão Preto (2011). Possui Bacharelado e Formação de Psicólogo pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP) - Ribeirão Preto (2010). Atualmente cursa o Ciclo Avançado e integra o Núcleo de Pesquisa em Psicanálise com Crianças e Adolescentes (CIRANDA), ambos do Centro Lacaniano de Investigação da Ansiedade (CLIN-a) - Ribeirão Preto; é cartelizante pela Escola Brasileira de Psicanálise (EBP) - São Paulo e; atende em consultório particular.

Érica Aparecida Rovani

Psicanalista. Psicóloga. Musicoterapeuta. Cursa o Ciclo Avançado e integra o Núcleo de Pesquisa em Psicanálise com Crianças e Adolescentes - CIRANDA, ambos do Centro Lacaniano de Investigação da Ansiedade - CLIN-a - RP. Concluiu o Aprimoramento do Programa de Aprimoramento Multiprofissional em Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus pela Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto - Secretaria Municipal de Saúde (2011/2012). Graduação em Musicoterapia pela Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP (2006) e Graduação em Psicologia pela Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP (2009). Cursou o Ciclo Fundamental: Fundamentos em Freud e Lacan do Centro Lacaniano de Investigação da Ansiedade - CLIN-a - RP (2011). Trabalha na APAE Serrana. Atualmente atende em consultório particular.

Downloads

Publicado

2013-08-20

Como Citar

Matioli, M. R., & Rovani, Érica A. (2013). De Cagome à Agome: o ato de desenhar na experiência analítica [From Cagome to Agome: the act of drawing on analytic experience]. aúde & Transformação ocial ealth ∓ ocial hange, 4(3), 75–82. ecuperado de https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/saudeetransformacao/article/view/2441

Edição

Seção

Artigos originais